Idéias são muitas, pensamentos nem se fala,então...melhor compartilhar um pouco disso,assim fica mais fácil, pois é sempre bom expressar o que sentimos...Quem passar, pode marcar...se vai voltar, não sei... mas ficará a história... pessoas vão e vem, mas ficam as lembranças e a saudade também. Escrever pra lembrar, marcar, registrar.. vale tbm confrontar, afinal, nem sempre pensamos igual....

quinta-feira, 11 de março de 2010

OUVIR, ENTENDER, OBEDECER. O QUE É MAIS DIFÍCIL?

"O livro de Êxodo termina admiravelmente, com espécie de síntese de uma vida ideal: "Sempre que a nuvem se erguia sobre o tabernáculo os israelitas seguiam viagem; mas se a nuvem não se erguia, eles não prosseguiam; só partiam no dia em que ela se erguia. De dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens". (Êxodo 40.36-38) Há três verbos implícitos aqui: ouvir, entender e obedecer à voz de Deus. No entanto, cada verbo tem sua dificuldade própria. Ouvir demanda selecionar as vozes, porque são muitas as que nos falam. Entender exige reflexão e aplicação ao nosso caso. Obedecer nos põe a caminho. Temos pensado que o mais difícil é obedecer. Ouso sugerir que o mais difícil é entender. Não é possível que tendo ouvido e entendido, nós não obedeçamos. Na minha experiência pessoal, entender é o verbo mais difícil de conjugar. E na sua?" Israel Belo de Azevedo

Ousando dar minha opniao:

Pessoalmente, eu ja penso que mais dificil ainda é ouvir, uma vez que ficamos perdidos com tantas vozes, e na maioria das vezes tendenciamos a ouvir o que nos agrada mais. Sendo assim, tudo que entendemos é com base naquilo que aplicamos para nós mesmos, ou seja, uma vez que escolhi ouvir meu próprio coração logo o entendimento sera limitado à minha visao. Tudo que se trata de "meu" tende a ser prioridade, "meu sonho", "minha vontade", "meu projeto", "meu nome", "minha vida". Enfim, sempre buscamos promover o nosso "eu". Ainda tem a questão do parar para ouvir. Nem sempre se consegue calar os pensamentos pra ouvir o que esta sendo dito, na maioria das vezes queremos falar, falar, e quando as palavras que foram ditas nao vem da nossa propria boca geralmente encontramos erros nelas que justifiquem a nao aceitaçao das mesmas, sem falar também no pré julgamento que fazemos enquanto ouvimos com base na visão de mundo que temos. Ai pergunto: sera mesmo que sabemos ouvir? Outra situação é que se tratando de ouvir a voz de Deus, se torna muito dificil quando nao se tem intimidade com Ele. Existe uma cobrança da parte dos seres humanos em saber onde esta Deus, porque Ele nao fala ou nao faz nada em determinadas situaçoes. Bom, ate que ponto realmente é Deus que fez silencio? Quando ouço a minha propria voz determinei ali quem me governa, entao, esse governo deve ter suas leis e suas regras, como também tal suas sentenças, ou nao? Porque cobrar de outro governo uma responsabilidade ativa de algo que nao foi entregue a ele? Voce gerenciaria uma empresa a qual voce nao foi contratado para gerenciar?
Ou seja, se eu nao estou ouvindo a voz certa nem adianta eu entender muito menos obedecer, afinal, tai uma coisa que poucos observam, obediencia nem sempre (ou todas as vezes) nao é fazer o que me convem ou agrada, é muito mais fazer o que tem que ser feito mesmo que eu nao goste e nem esteja a fim, por isso é colocado como verbo dificil de se conjugar.

É isso, que Deus nos abençoe sempre.

Elínis Lima

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.


Salmos 37:4


"À medida que meu coração se agrada em Deus, da vontade de Deus, e dos propósitos de Deus, descubro uma verdade maravilhosa: quando desejo o que Deus deseja, Ele se agrada em me dar os desejos do meu coração. Um velho hino usava a frase, “até que me perca totalmente em Ti". Quando isso acontece, quando a nossa vontade é entregue a Deus e nosso coração se agrada em honrá-lo, então Deus nos espera ansiosamente para pedirmos que nos abençoe com os desejos do nosso coração! "

Um comentário:

Paulo Garcia disse...

Moça.. atualiza isso e/ou entao cria logo um blog pra narrar suas novas experiências. Sim.. sou curioso! Saudades de ti.